quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pratos Exóticos da China

Gafanhotos fritos


Aqui no Brasil não temos o famoso “espetinho”? No sudeste asiático é comum se encontrar em feiras livres o gafanhoto frito. A receita desta iguaria começa em seu preparo, quando o inseto passa a noite toda “se esvaziando”. Depois ele é colocado em água fervente, mergulhado em gemas de ovos, farinha de milho e especiarias. Por fim o gafanhoto é frito com molho de soja e cebolas.
Aranhas fritas


Muito apreciada no Camboja, a tarântula frita é descrita como crocante por fora e mole por dentro. A cabeça e o corpo possuem uma delicada carne branca, com um sabor entre a galinha e o bacalhau. O melhor desta iguaria está em sua parte traseira, onde uma pasta marrom escura mistura órgãos, excrementos e ovos da aranha.
Larvas de vespas


Elas são consumidas cruas ou levemente assadas em cinzas quentes. O hábito de consumi-las vem da cultura aborígene. O gosto assemelha-se ao das amêndoas e, quando assada fica parecida com o sabor de galinha. Este tipo de larva é rico em proteínas.
A dica para comer esta maravilha crua é segura-la pela cabeça e morder na altura do pescoço. Depois comece a mastigar rapidamente para evitar a sensação dela se movendo na sua boca.
Larvas de abelhas


Um alimento que é consumido como pipoca, estas larvas são cheias de proteínas e geralmente fritas utilizando sal, pimenta e especiarias ou cozidas no molho de soja com açúcar. Para aumentar sua vontade de comer as larvas, saiba que os criadores de abelhas são considerados homens viris por causa da quantidade de larvas que comem.
Biscoito de vespas


Como você pode ver na figura acima, o biscoito é feito com vespas de verdade. A criação é de um clube de amantes de vespas (coisas do Japão). Cada biscoito utiliza cerca de cinco vespas, que foram anteriormente fervidas em água. Elas estão com os ferrões, mas os criadores do biscoito afirmam que eles não representam mais nenhum perigo para os humanos.
Escorpiões fritos
Prato famoso na China, estes escorpiões são vendidos fritos e são conhecidos como quebradiços. Existem registros de casos de pessoas sofrendo reações alérgicas por comerem partes venenosas do escorpião.
Pupas de bicho-da-seda cozidos


Esta “delícia” é tão popular na Coréia do Sul que pode ser encontrado com vendedores ambulantes e até mesmo em latas, para preparo em casa. Para preparar este prato você precisa pegar o bicho-da-seda e defumar ou cozer.

As pupas de bicho-da-seda estão entre os possíveis alimentos dos astronautas em missões de longa duração por causa da possibilidade de cultivo em uma nave.
E pra finalizar com chave de ouro, elegemos essa "delícia" a 8º maravilha da culinária exótica:
Casu Marzu
Originário da região da Sardenha, Itália, e derivado do queijo Pecorino, o queijo Casu Marzu é o queijo mais nojento do mundo, é um tradicional queijo sardo feito com leite de ovelha que utiliza larvas de moscas vivas para conseguir um sabor especial.
Num Casu Marzu típico, podem ser encontradas milhares de larvas que podem ser retiradas ou não, na hora de consumi-lo, dependendo do gosto de cada um.
E ainda piora. O queijo é considerado tóxico quando as larvas estão mortas, devendo apenas ser consumido com as larvas vivas. Seu consumo pode causar Miíase e infecções intestinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário